terça-feira, 7 de outubro de 2008

Palestra de Pedro Demo

Esta palestra teve como tema Pesquisa e Produção no Setor Público realizada na Escola de Governo do Paraná.Nesta palestra Pedro Demo dá ênfase a autoria, a produção de conhecimento, sempre lastreada pela pesquisa.
A palestra é dirigida aos professores da rede ensino do Paraná.
Primeiramente há uma tentativa de desconstrução da aula, no argumento de que é nela que menos se aprende, poís os alunos estão em uma atitude passiva, de ouvinte.O que interessa não é o ensino mas a aprendizagem.
Segundo Pedro Demo, a aprendizagem se dá prioritariamente na pesquisa, na elaboração do conhecimento, em sua sistematização e publicização.
Neste sentido, temos que investir na qualificação docente.Temos que gerar professoresautores, para que estes possam realizar aprendizagem gerando alunos autores.
Pedro Demo demonstra em sua fala, que não somos capazes de repassar conteúdos, pois utilizamos somente os ouvidos dos alunos e só isto não os faz aprender. É a pesquisa que nos ensina a decifrar a realidade e nos faz autor.
O palestrante faz um paralelo do ensino em sala de aula com a aprendizagem virtual. A última, tem que deixar de ser passiva isto é, os alunos utilizam a Internet para copiar conhecimentos, sem ao menos estudá-los e frequentemente os plageam. Os professores devem ter uma ação de estimulo a autoria.Existem alguns meios virtuais que podem alavancar esta autoria.São os blogs,softwares livres , jogos, wiki.
Pode-se dizer que as Tecnologias da Informação(TIs) são novas alfabetizações que ocorrem fora da escola e que estão presentes em nossas vidas, não há mais possibilidade de prescindirmos delas.Demo propõe que as utilizemos como plataforma de pesquisa.
Por fim, ele nos faz pensar nos desafios do professor e do aluno.Para o professor, ocuidado sistemático com a aprendizagem. A avalição tem que ter este fim. O professor tem que ser autor, ter habilidade pedagógica, fazer os alunos produzirem e encantá-los.Os desafios para os alunos é a pesquisa e a autoria.
A ênfase dada por Pedro Demo a pesquisa e a autoria, nos leva a refletir, o quanto temos que desconstruir o conceito introjetado da aula, do professor que transmite conhecimento, do aluno que deve escutar.Estes conceitos não estão presentes somente na Educação Básica, o Ensino Superior de graduação, está calcado nestas máximas.
O desafio da pesquisa e da autoria na sociedade em que vivemos, baseada na informação não seletiva, do imediatismo, no prazer fácil, impõe aos professores uma tarefa árdua, qual seja, mostrar aos estudantes que a dedicação,a observação da realidadecom olhos de pesquisador e a sistematização destas observações, são construtores de pessoas melhores para si e para o mundo.